terça-feira, 11 de setembro de 2007

Canadá, um país preconceituoso!

Imigrar legalmente para o Canadá foi a coisa mais frustrante que já tentei fazer!

Sonhava em viver lá. Estudei por mais de três anos sobre o país, incluindo sua geografia, política e cultura. Estava totalmente disposto a morar na província de Alberta. Como o processo de imigração é muito difícil, a minha intenção era, primeiramente, trabalhar temporariamente no país, pois assim conseguiria o número de pontos e a quantia financeira necessária para obter a residência permantente.

Queria fazer tudo de acordo com a lei. Pesquisei, estudei e trabalhei ardualmente com o objetivo de imigrar ao Canadá. Foi muito difícil, mas consegui uma oferta de trabalho aprovado pelo HRSDC (Ministério do Trabalho do Canadá) em fevereiro / 2007. Fiquei super empolgado, pensei "todo esse trabalho valeu a pena". Estava tudo certo, estava muito feliz. Ia mudar para a Província de Alberta, ganhar um bom salário, ter perspectivas que aqui no Brasil não vinha tendo.

Levei corretamente toda a documentação ao consulado canadense em SP em março / 2007. Tudo estava correto. Mas no dia que fui buscar o passaporte, tive que fazer uma entrevista com o oficial de imigração, onde para minha surpresa e total espanto, o mesmo recusou o visto, dizendo que eu não possuía grandes recursos financeiros no Brasil e que não estava convicto que eu voltaria para o Brasil ao final do contrato de trabalho.

Isso foi totalmente chocamente para mim. Considerei uma atitude totalmente preconceituosa, pois seriam somente para os ricos as oportunidades? Fiz tudo dignamente e jamais tentei imigrar da forma ilegal, mas na hora recusaram meu visto pelo fato de estar passando por dificuldades financeiras. O mais incrível é que na Província de Alberta há uma grande falta de mão de obra, precisam muito de trabalhadores, mas o preconceito social fala muito mais alto. O oficial de imigração, em poucos minutos, num ato de sadismo e tirania jogou todo o meu sonho e todo o meu árduo de trabalho de mais de 3 anos no lixo.

Ainda mais paguei R$ 280,00 pela taxa de visto, sendo que esse dinheiro não é devolvido. Como pode? Recusam meu visto por achar-me pobre, pegam o meu dinheiro e ainda não devolvem? Que caráter!

Tinha entrado em depressão, pois essa era a minha perspectiva e estava super difícil de conseguir emprego aqui no Brasil. Resolvi tentar novamente o work permit em julho / 2007. Paguei novamente a taxa de visto e lá fui eu ao consulado na expectativa de que essa injustiça fosse corrrigida. Não teve solução. O visto foi recusado pelo mesmo motivo anterior e "roubaram" mais esse meu dinheiro!

Tenho um passado limpo, sempre fiz tudo com honestidade, possuía local para ficar no Canadá, passagem aérea paga pelo empregador, contrato de trabalho, etc.. Não havia motivo algum para recusarem o meu visto, mas além de fizerem isso, ainda embolsaram quase R$ 600,00 de mim! Recusam o visto daqueles que eles julgam não ter capacidade financeira, mas se mantém com o dinheiro desses.

Fiquei muito deprimido e muito chocado com tudo isso. Como já dizia a "banda Ira" - Todos vêem no homem o cifrão, esqueceram do bater do coração...

18 comentários:

Unknown disse...

olha, eu entendo exatamente o que vc sente, senti isso com meu visto de estudante. Infelizmente pra tudo nessa vida, é isso mesmo: d-i-n-h-e-i-r-o. Quem nãon tem se lenha, fui negada tb pelo mesmo motivo. Tenta ir pra Europa, eles são mais acessíveis.

Unknown disse...

fiquei comovido com esse depoimento infelizmente o mundo e cheio de injusticas,muitas coisas deram errado em minha vida e outras deram certo,as vezes penso que nao era mesmo para acontecer,eu estava na mesma situacao no brasil sem emprego e pouco dinheiro minha esposa e descendente de japones entao entramos com documentacao para ir trabalhar no japao e apesar da probalidade de negarem ser grande a gente conseguiu e trabalhamos por cerca de 5 anos no japao,realmente compensou muito mas sempre tem os dois lados da moeda morar fora do pais de origem isso posso te dizer,nunca perca as esperancas pois uma porta se fecha mas outras se abrem,abracos!!

Miggs83 disse...

Lamento amigo, mas sua historia eh tao triste como a de tantos outros jovens. Eles nao querem voce imigrando para lah, essa eh a verdade.

E olhe que o visto americano eh muito mais dificil, se pedir visto pra trabalhar, o agente de imigração carimba a rejeição rindo... Tem sempre muitos jovens chorando na embaixada americana...

Jah fui para os dois países, fiz tudo certinho, voltei no prazo, etc. E mesmo assim, achei certo que nao ganharia meu segundo visto americano, que tirei apenas para visitar a familia com quem morei por lah!

Preparem-se sempre para o pior! E pro visto canadense, eles ainda verificam suas provas! No americano, nunca olharam meus papéis!
Boa sorte, tem q ter!

Eneida disse...

olá, comigo aconteceu algo parecxido. Eu sou enfermeira aqui no Brasil e conheci um Canadense, nos apaixonamos, então fui para o Canada a estudos e la começamos a namorar, tive que voltar para o Brasil por causa do meu visto, passaram 6 meses e decidimos nos casar, pois nos amamos muito e então meu visto foi negado para mim poder voltar para o canada. Eles disseram que era por falta de recursos financeitos no Brasil.
Depois disso meu namorado que trabalha em uma loja, tentou entrar com o pedido de casamentos e você nem sabe: Negaram pois ele apesar de ser Canadense não btinha recursos financeiros suficiente para casar com uma estrangeira!!!!! A gente se ama e não podemos nos casar!!! EStamos a 9 meses separados!!! E depois disso o governos negou o visto dele para poder vir ao Brasil, ja que ele pretendia vir para cá, para nos casar!!!

Diego Lima disse...

Sinto muito pelo ocorrido cara, espero que não perca as esperanças para emigrar para outro país!
Gostaria de saber cmo foi que você conseguiu uma proposta de emprego aprovada pelo HRSDC, pois eu gostaria de ir para o canada e trabalhar lá por 1 ano.
Keep your chin up !!!

Rafinha disse...

Vou dizer uma coisa: sou esposa de um cantor de uma banda famosa no Brasil, com carreira sólida, reconhecidos internacionalmente. Como teriam show no Canadá, iríamos antes como "turistas".
Tentamos ser honestos, pegar o visto de turistas, e ... NEGARAM ! O CONSUL disse até que meu marido poderia tentar carreira lá no Canadá... kkkk... é piada?! Pior que foi verdade! Pra afogar as mágoas resolvemos ir para Paris! Esqueça este país preconceituoso, ir pra lá virar pinguim... Sorria! Seu visto foi negado! Coisas melhores virão, não tenha dúvida! Um abraço.

FMA disse...

Concordo plenamente! O Canadá não passa de uma extensão do império capitalista dos EUA. Tentei meu visto no mês de 02/2010 para ficar dois meses fazendo um curso de inglês. Já tinha pago 1 mês de hospedagem homestay (casa de família, café-da-manhã e janta), já tinha pago o curso para os dois meses, já tinha pago a passagem de ida e volta. Comprovei 10 mil reais em conta, um carro em meu nome (valor de +- 10 mil), aluguel de um apartamento em meu nome, matrícula na faculdade (3° ano de Comunicação Social, sendo que já sou formado em Tecnologia em Informática) e ainda tenho uma empresa em meu nome! Mas nada foi suficiente. Meu perfil classe-média não agradou. Aquela história de que o Canadá é um país receptivo e que busca mão-de-obra é pura mentira. APENAS RICOS SÃO BEM-VINDOS NO CANADÁ!

Utilizei uma agência de intercâmbio pra intermediar meu visto (matrícula no curso e tudo mais). Ao meu ver, comprovei claramente vínculo com o Brasil e rendimentos para ir, ficar e voltar sem precisar trabalhar por lá.

Qual o critério de aprovação de visto do Canadá? Tem que ser filho de quem? Ter quanto na conta?

Moral da história: pra ir pro Canadá, basta ter dinheiro. Mesmo se vc for filho do Osama. Basta ter dinheiro.

Camilo Lopes disse...

pow que coisa chata, eu acabei de tentar meu visto e negaram, vou tentar novamente e ja estou preocupado com as experiencias de cad um aqui. Eles alegaram que eu nao tinha vinculo social e economico aqui no pais e que nao estava satisfeito que ia retornar. so preciso de 30 dias e mais nada aff. Agora vou enviar nova documentacao com imoveis que estao no meu nome, pos-graduacao em andamento, passagem do voo, pra ver. mas, pelo visto acho que o consul nao ta a fim de brasileiro por la.

Kiwii~~ disse...

Meu deeeus, eu tbm sonho em ir p o Canada e toda aquele papo de pais q ta precisandod e mao de obra que eu pensei que seria muito mais facil. Poxa, vcs nao sabem historia de algm q sabe pq ai a gente poderia tirar uma ideia de como funciona....

JOAO VITOR disse...

Olha,meu amigo
morei em Boise,Idaho,usa
o canadá e mal falado por lá.
E outra o canadá paga muito mal.
Casei com americana,tenho filhos.
Moro no Brasil,e por ventura conheçi a Inglaterra onde o visto é dado no aeroporto lá.Tente a Inglaterra é linda.Os eua é fácil se voc~e for para estudar,entenda é muita gente lá.O consulado Americano não pode deixar todo mundo ir já imaginou??agora o Canadá é realmente uma farsa(receptivo)mentira.Os eua é muito mais.Canadá é para ricos,concordo fui lá e não gostei pois tenho cidadania americana aí é mais fácil e outra desencanta tenta Austrália,Inglaterra ou se não o eua.
Abraços

Edson Mendes disse...

Que coisa horrível estas historias de visto negado; nunca passei por isto mas posso imaginar oque estas pessoas sentem. Tenho visto americano e o canadense tambem. Quando fui pedir o visto canadense, devo dizer que foi até facil, via despachante e nunca vi a cara de ninguem.Não ganho tao bem assim, tenho apenas um imovel; imagino que oque me ajudou muito foi o fato de ter no mesmo passaporte o visto Americano e alguns carimbos de entrada nos EUA. Fiquei contente com os Canadenses na ocasião, mas minha surpresa estava guardada...Ano passado, em visita à Nashville, IN fui convidado pelos meus amigos Americanos à ir de carro até Toronto, onde eles têem familia. No Checkpoint em Detroit, eu levei o maior susto da minha vida; ao entregarmos os passaportes todos tivemos que descer do carro e acompanhar o oficial até o escritório da aduana. Meus amigos Americanos (uma família de 4 pessoas) foram liberados imediatamente! Apenas eu fiquei para responder perguntas. Meus amigos ficaram assustadissimos. Me senti em um daqueles interrogatorios da série 24 horas, mas mantive a pose com minha convicção de que não fazia nada de errado. Respondi a cada uma das perguntas que ele me fez em inglês. George e a Belinda, chegaram a dizer aos oficiais que se negassem minha entrada, toda a familia faria a rota de volta à Indiana todos muito tristes. Eu devo dizer que fiquei muito triste, pois o preconceito é claro pra mim! Os Americanos são muito melhores; fui sempre muito melhor tratado desde o processo de visto até a todas as minhas entradas. Eles justificaram dizendo que era um procedimento padrao mas não se desculparam. Passamos 5 dias em Toronto, mas devo dizer, não tenho mais vontade de voltar àquele país; eu não via a hora de voltar pra pequena e amigável Nashville, IN. Foi uma situação horrivel e ridicula!Mas não fiquem pra baixo com essas coisas que acontecem e lembrem-se que há sempre lugares melhores pra se visitar onde os valores humanos ainda são respeitados de algumas formas. Um abraço a todos!

Marciano disse...

Olha eu passei por uma situação semelhante no final do ano passado, estava com toda a minha documentação preparada, mandei uma biblia de documentos que o consulado exigia e ja estava com tudo preparado curso pago, homestay ia ficar um ano no programa work and travel...mandei tudo certo conta em banco, imóveis, comprovante de filhos menores tudo e alegaram que meus recursos não eram suficientes e que eu não dava garantias a eles de que voltaria ao Brasil....

Infelizmente escolhi o canada pra poder estudar mas foi, creio uma das piores escolhas que fiz, senti preconceito e desdem por parte do governo deste país...

Infelizmente hoje nao aconselho ninguem a ir praquele país tentem outro, Australia, New Zeland, Inglaterra, South Africa, Ireland, enfim o que não faltam são opções o que não se pode é desanimar tente outro país, meu conselho senao vais perder seu dinheiro...... espero poder ajudar alguem...BOA SORTE!!!

Daniela Dias disse...

Oi , MESMA situação que a minha só que , eu sou casada com canadense ! Morei 2 anos LEGAL no canada , estudando , e lá nos conhecemos , nos casamos e estou com processo de imigração para lá . Mesmo assim negaram já DUAS vezes meu visto para visitar meu marido enquanto aguardo todo o processo de imigração . A justificativa tbm foi a mesma que sua . Estamos pensando seriamente em nos mudarmos para outro pais onde eu possa imigrar e ele tbm juntos , pq o Canadá esta complicado . Estou fazendo de tudo para entrar e ficar lá legalmente , estudar , e visitar meu marido e mesmo assim me negam este direito ! estou arrasada e magoada ! Deveria era ter ficado lá de vez ilegal , pq fazer a coisa certa pelo visto não dá certo ! bjusss

Daniela Dias disse...

Oi , MESMA situação que a minha só que , eu sou casada com canadense ! Morei 2 anos LEGAL no canada , estudando , e lá nos conhecemos , nos casamos e estou com processo de imigração para lá . Mesmo assim negaram já DUAS vezes meu visto para visitar meu marido enquanto aguardo todo o processo de imigração . A justificativa tbm foi a mesma que sua . Estamos pensando seriamente em nos mudarmos para outro pais onde eu possa imigrar e ele tbm juntos , pq o Canadá esta complicado . Estou fazendo de tudo para entrar e ficar lá legalmente , estudar , e visitar meu marido e mesmo assim me negam este direito ! estou arrasada e magoada ! Deveria era ter ficado lá de vez ilegal , pq fazer a coisa certa pelo visto não dá certo ! bjusss

TOM disse...

Nossa, faz tanto tempo, queria saber o fim da sua história. Espero que tenha conseguido. Me comenta? Meu email e o analista.estacio@gmail.com

Ju disse...

This is BS!

Anônimo disse...

Amigo, seis anos se passaram desde a sua postagem, e o "frisson" em cima desse lance de imigração canadense só continua...é complicado ficar anos estudando la, pagando uma fortuna em faculdade (quase 50 mil reais) e depois ter que voltar como "o cão arrependido"...Seu relato é importante pra alertar os incautos.

Anônimo disse...

Amigo, seis anos se passaram desde a sua postagem, e o "frisson" em cima desse lance de imigração canadense só continua...é complicado ficar anos estudando la, pagando uma fortuna em faculdade (quase 50 mil reais) e depois ter que voltar como "o cão arrependido"...Seu relato é importante pra alertar os incautos.